Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 16 de julho de 2007

O Homem Duplo (Scanner Darkly)


"O Homem Duplo" (Scanner Darkly) é um filme angustiante! Filmado com uma técnica chamada rotoscopia* (onde a é feita uma animação em cima de personagens reais!) é uma adaptação de uma das obras de Philip K. Dick, talvez o maior escritor de ficção que já passou por esse mundinho insano. O enredo de "Sacnner Darkly" é baseado nas experiências com narcóticos vivenciadas por amigos próximos de Dick e conta a história do policial Bob Arctor (Keanu Reeves) que se infiltra entre os dependentes da susbtância D** (narcótico em questão!) para rastrear os grandes fornecedores da droga. Nesse entremeio Bob Arctor vai se envolvendo com o grupo ao qual está inserido e parte numa jornada de dependência supostamente "controlada" para não levantar suspeitas. Cada vez mais envolvido com o cotidiano destas pessoas, Arctor se vê divido entre suas duas personas, a de policial correto e a de dependente químico, em relações absurdas de amizade recheadas com paranóia, teorias de conspiração e doses diárias de substância D. Isso tudo acontece num futuro próximo, onde os policiais ligados à narcóticos têm sua identidade omitida de todos através de uma camuflagem que simula partes do corpo de diversas pessoas das mais distintas etnias, o causa uma sensação de desconforto para quem assiste e reforça a fragmentação de personalidade sofrida por Arctor. A sua coleção de "amigos" não é menos estranha e é composta das atuações brilhantes de Robert Downey Jr. e Woody Harrelson, responsáveis pelos diálogos mais irreais e absurdos do filme, o que os torna por vezes cômicos em suas paranóias de perseguição, por vezes justificada pelo fato de que todos têm suas vidas constantemente vigiadas por câmeras.



Enquanto Arctor vai sentindo sua vida se depadarçar sem ter forças para se recompor, a trama vai enveredando para uma realidade onde a máxima é de que tudo é permitido quando a finalidade é nobre. A pergunta é: Nobre para quem?

* A técnica de rotoscopia foi utilizada para dar a sensação de irrealidade proposta pelo tema e
para baratear os custo de produção, pois os efeitos digitais puderam ser simulados sem
necessidade de técnicas avançadas.
** A substância D é uma pílula vermelha ingrida quase que diariamente pelos dependentes. Seria uma analogia a Matrix, no qual a pílula vermelha é a escolha pelo mundo de ilusões?

Veja o trailler e assista em DVD, o filme passou batido pelos cinemas!



Manufaturado ao som de Ascension, novo álbum do OTEP (em breve no Rockafella).